31.8.12

10 Principais fatores que me levam a decidir a compra de um livro


Minha xará Carolina, do blog Cantinho da Carolina, fez um post baseado num outro post do Douglas Eralldo (do blog Listas Literarias) e eu peguei o bonde pra fazer uma aqui também e fiz a minha lista.  Apesar de uns tópicos serem iguais, escrevi com minhas próprias palavras =P

E aproveitar pra tirar a poeira desse blog, que olha, faz tempo... rs

Books and travel
Foto: Carol Rodrigues

Os 10 itens a seguir são a lista de prioridades na hora de escolher um livro.

1- Fome: 
É, eu tenho fome de livros. Quanto mais eu leio, quanto mais eu compro, mais eu quero ler, mais eu quero ter, mais e mais e mais. Total descontrole. Se eu tivesse um critério bem estabelecido, não sairia na rua para comprar um sapato e voltaria com um livro, como já fiz inúmeras vezes. Tem dia que eu saio de casa determinada a comprar um livro novo. Mesmo que tenha uns 10 ou mais que ainda não li na minha estante. rs


2- Preço: 
Sim, o preço. Tem livro por ai custando absurdos! E por mais que às vezes eu pense que vale muito a pena, eu pesquiso bastante os valores em diversas livrarias, sites e sebos antes de comprar um livro. Às vezes, quando estou na loja mesmo e me bate aquele desespero de "preciso levar esse livro AGORA", tenho que me segurar muito e lembrar que ele pode estar bem mais barato na internet. Já perdi a conta de quantas vezes aproveitei as promoções de livros do Submarino e negociei livros no Estante Virtual. Outra coisa que eu também faço, é aproveitar das Feiras de Livros. Sempre saio corcunda de tanto carregar peso dessas feiras. rs


3- O Autor: 
Tem alguns autores que você pode comprar qualquer livro sem susto, que vai ser uma excelente compra. Eu tenho os meus queridinhos, óbvio. E sou do tipo que se apaixona pelo autor quando se apaixona por um livro. E aí eu quero ler tudo que ele (ou ela) tiver publicado. Mas não é qualquer um também. Acontece de eu ler 5 livros do mesmo autor e só gostar de um. Mas alguns autores eu nem penso, saio comprando e não quero nem saber. E fico feliz. De verdade. Mesmo antes de ler. rs


4- Indicações:
Eu gosto muito de conversar sobre livros, sempre indico livros pros amigos e costumo aceitar indicações de bom grado. Tenho amiga bibliotecária, amiga livreira, amigo leitor compulsivo, gente que parece estar montando uma biblioteca pro bairro em casa... e escuto as opiniões de todos eles.
E também conheço algumas pessoas que, quando me indicam algum livro, é quase certo que eu vá querer ler.


5- Capa: 
A gente faz cara feia quando se fala em comprar livros pela capa. Mas eu já comprei vários assim. E até hoje não me arrependi de nenhum. Já me arrependi de livros que comprei às cegas, só pelo título. Mas pela capa, nunca.
A verdade, é que acontece o seguinte: Vou passando pelas estantes nas livrarias, vejo uma capa bonita, pego pra ver, vejo o autor, leio a sinopse ou as orelhas ou whatever, dou uma folheada, leio algo aleatório... e decido levar. Viram que não é tanta loucura comprar pela capa?


6- Sinopse, orelhas ou ausência de sinopse:
Geralmente é o que desperta o interesse pela história, não é mesmo? Tem umas sinopses que te dão vontade de sentar no chão da livraria e ler o livro inteiro ali mesmo. Mas não é uma regra. Algumas sinopses são pobrinhas e nem te despertam emoção.
Porém, a ausência de uma sinopse detalhada também pode ser interessante, se tiver algum bom argumento.
Um exemplo: A Menina que roubava Livros me ganhou pela frase da capa. Só. Quis ler por causa da frase na parte de trás do livro: "Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler".
Simples né?


7- 1º Parágrafo:
Eu até já fiz um post aqui sobre 1º parágrafo dos livros. Já fiz post falando dos meus hábitos de leitor.
Dizem que um bom livro te pega logo na primeira página. E eu super concordo com isso. Tanto que tenho mania de ler o primeiro parágrafo dos livros que pego pra ver. Quando eu gosto logo de cara, é quase certo que vou levar pra casa um livro novo!


8- Livros Desejados:
Eu tenho listas imensas de "livros que eu quero". Tenho listas escritas na agenda, num moleskine, em blocos, no Skoob, no Listography e agora até no Goodreads. E essas listas só crescem. Porém, nem sempre estou com elas em mãos quando estou prestes a comprar livros. Ou esqueço completamente delas. Isso dificulta um pouco a minha vida, porque às vezes acabo comprando um livro novo que não esta na minha lista de "livros a comprar". Queria ter um pouco mais de controle com isso.
E esse deveria ser um dos primeiros ítens. rs


9- Gênero:
Dependendo do gênero, eu nem olho as prateleiras. Acho que todo mundo é assim, não?
Tem livro que por mais que falem, indiquem, ganhe prêmios, tenha fãs e blablabla, simplesmente não me interessam.
Porém, se for um gênero que eu já gosto, é muito provável que eu decida por comprá-lo.


10- Resenhas:
Resenhas e críticas desfavoráveis não me fazem desistir de um livro. Prezo a minha opinião. Talvez por isso, não sou muito de ler resenhas alheias. A maioria não é boa (desculpa gente, mas é verdade). Tem gente que fala demais nas resenhas, solta spoiler e entrega a história. Ou escreve um monte de baboseira só porque fez parceria com a editora e quer ganhar e sortear brindes. Com essa febre de blog-que-sorteia-livro eu parei de ler um monte. Leio uns poucos e esses poucos, vez ou outra, postam uma resenha que me deixa com vontade de ler um ou outro livro.


-

Não sei se essa ordem ficou lááááá muito certa.
Eu sou uma pessoa meio sem controle para listar prioridades desse modo. Nesse mundo... rs
Mas acho que é quase sempre assim. ACHO!

E você? Quais são suas prioridades pra escolher um livro?






Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Adorei! Acho que vou fazer uma dessas tambem.

    http://epistolasextraviadas.blogspot.com.br/?m=1 ah, la tem resenha tambem, quem sabe voce nao goste. Mas relaxa, a maior parte sao textos rs e em breve uma lista dessas por la

    ResponderExcluir

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo