31.3.10

Meus hábitos de leitor

Não, eu não leio assim!

Há um tempo atrás, o Alessandro Martins publicou em seu blog uma lista dos seus hábitos de leitor. Como eu gostei da idéia, resolvi escrever os meus também e peguei carona no post dele!


• Eu amo livros e tenho orgulho disso! Amo os livros que eu tenho, os que não tenho e os que ainda vou ter. Quero criar meus futuros filhos como minha mãe me criou: incentivando a leitura desde pequeno.

• Leio mais de um livro ao mesmo tempo. Geralmente leio um ou dois livros e um ebook. Prefiro os livros, mas não tenho problemas em ler no computador.

• Cuido muito bem dos livros que me emprestam ou que pego em bibliotecas. Não amasso, não rasuro, não rasgo e não dobro. Trato como gostaria que tratassem os meus, se fosse o contrário.

• Adoro marcadores de livros! Coleciono alguns e sempre aceito outros de presente de muito bom grado =D

• Eu tenho muito ciúme dos meus livros e não gosto de emprestá-los.  Fico doente de ódio quando não me devolvem, quando demoram a devolver e quase mato se o livro voltar danificado. Já parei de falar com pessoas por conta disso, então pra evitar essas situações, evito emprestar. Sou egoísta! Ponto.

• Às vezes compro uma edição nova de um livro que eu já tenho. Principalmente se o meu estiver velhinho (aí troco o velho por algum outro).

• Não pratico desapego com meus livros. Nunca faço doações com eles.

• Tenho orgulho da minha estante repleta de livros e adoro organiza-la, re-organiza-la e etc...

• Quando o prefácio já não é o início da história, só leio ele quando termino o livro. Assim como os agradecimentos e informações adicionais.

• Tenho mais livros que espaço pra eles e quero sempre comprar mais. Não me controlo com a compra de livros (e acho que é um consumismo, ao menos mais saudável).

• Acho estranho quando vou na casa de alguém e não vejo livros.

• Não gosto de leituras do tipo Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, e histórias de vampirinhos ou outros bichinhos do mal.

• Às vezes insisto muito numa leitura. Outras vezes releio livros que abandonei há tempos. Só abandono de vez depois de algumas tentativas.

• Costumo reler livros que eu tenha gostado.

• Gosto de dar livros de presente, mas apenas quando conheço o gosto da pessoa.

• Sempre que pego um livro, dou uma olhada na sinopse, no prefácio, nas orelhas e passo os olhos pelo primeiro capítulo. Assim decido se compro ou de baixo o ebook.

• Em livrarias, fico injuriada quando pego um livro lacrado.

• Resenhas e críticas desfavoráveis não me fazem desistir de um livro. Prezo a minha opinião.

• Às vezes compro livros pela capa. Até hoje não comprei um de que me arrependesse.

• Já troquei livros que ganhei e não gostei.

• Adoro bibliotecas mas raramente vou nas da minha cidade, porque são todas longe da minha casa. Também adoro livrarias e queria ter uma!

• Gosto de ler na minha cama, antes de dormir ou de tarde quando quero relaxar. Às vezes leio em voz alta pra compreender melhor o que está escrito.

• Leio em público. Sempre leio no ônibus (nunca tive dor de cabeça), no trem, no metrô, enquanto espero alguém...

• Odeio papagaios de pirata que ficam lendo por cima dos meus ombros.

• Tenho prazer em folhear livros e sentir seu cheiro.

• Adoro ler livros infantis e infanto-juvenis. Também gosto de ler peças de teatro. Raramente leio livros de poesias.

• Às vezes, com sono, leio sem me concentrar e percebo que não entendi nada. Aí volto com a leitura uma, duas e até três páginas antes.

• Não consigo ler com música de fundo. Ou leio ou escuto música. Se tento fazer os dois, me pego lendo superficialmente e/ou cantando a música.

• Não marco ou rabisco meus livros. Tenho um "diário de leitura" onde anoto coisas que eu queira guardar ou registrar.

• Tenho vontade de bater quando vejo alguém dobrando, rasgando ou estragando um livro.

• Chorei com uma amiga minha que perdeu as caixas de livros na mudança/obra da casa.

• Gosto de conversar sobre livros. Gosto de encontros literários, leituras em grupo, leituras dramatizadas e encontros de leitores. Lamento que o grupo de leitura que eu participava tenha acabado e hoje em dia participo de um por email =)



Aposto que você se identificou com alguns dos meus hábitos.
Quer conversar sobre isso? 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo